segunda-feira, 27 de julho de 2009

Última semana...

Pois é, está na hora de reflectir sobre o ano lectivo que passou. Estou a uma semana de terminar as aulas.
Foi um ano repleto de surpresas podendo eu classificá-las como boas e menos boas.
Começo por aquela que mais me custou a enfrentar - não fui colocada. Durante um mês e meio dei comigo a esperar nos primeiros lugares da lista por uma colocação que nunca mais acontecia. Concorri mal! Nada tinha a fazer... Mentira! Tinha e muito... Foi o que fiz! A meados de Outubro vi mais uma lista em que o meu nome não constava, chorei, sim chorei, mas por pouco tempo, pois o que me derruba é o que mais me dá força para me levantar e ir à luta (é assim que ajo nos maus momentos :)). Disse para mim, "Sandra não vais para a cama sem enviares um grande número de currículos para empresas de formação". Nesse dia deitei-me às 3h da manhã com muitos emails enviados. No dia seguinte, logo pela manhã, já estava a receber telefonemas para dar formação.
Na semana seguinte comecei a trabalhar e não parei até hoje...
Agora vou resumir o que andei a fazer:
Colaborei com um CNO (Centro Novas Oportunidades) que gostei muito, principalmente do contacto com todos os adultos que tive oportunidade de conhecer; tenho uma turma CEF (Curso de Educação e Formação de Jovens) em Guimarães que me dão cabo da cabeça ;), começaram por ser 15 mas agora são bem menos, muita falta de interesse e motivação, mas gosto muito deles; uma turma CEF na Póvoa de Lanhoso, uns queridos, com eles eu consigo trabalhar, ensinar-lhes Matemática e sinto que também gostam de mim; um grupo EFA (Educação e Formação de Adultos) em Guimarães, além de todos os problemas que enfrentaram, são pessoas que me dão gosto de trabalhar; um outro grupo EFA em Famalicão, simplesmente fabulosos, costumo dizer-lhes que acabo a minha semana em grande na companhia deles, divertimos-nos muito juntos e a aprendizagem é muito boa, vão deixar muitas saudades; agora vêm as minhas turmas do Externato no Porto, bem que turmas, tenho um bocadinho de tudo, mas posso caracterizá-los como os meus terroristas, que me fizeram repensar muitas vezes as estratégias a optar nas aulas e a minha postura perante eles, aprendi muito com estes meninos; por fim, mas não menos importante, vem o grupo de S. Pedro da Cova, um "família" de adultos 5 estrelas, acho que foi um dos grupos que me deu mais prazer trabalhar em todos os sentidos, na 6ª despeço-me deles e vou ter muitas saudades.
Foi muito cansativo, principalmente pelas horas despendidas em viagens mas muito compensatório nas aprendizagens que retirei e pelo crescimento pessoal/profissional que obtive.
Sinto-me mais capaz e confiante em seguir em frente... ;)
Agradeço a todas estas pessoas que falei por me terem dado a oportunidade de crescer, à minha Mamy que foi o meu grande suporte, foi ela quem me acalmou nos momentos de desespero e vontade de desistir, foi ela que me deu os parabéns pelas minhas conquistas e que sempre esteve presente quando precisei dela, às minhas princesas que me ouviram, aconselharam e me fizeram rir nos momentos de descontracção.
Um beijooooo muito grande a todos...

2 comentários:

magriças disse...

Os meus sinceros parabens!

Sandra disse...

Obrigada R.. :)